logo

Gestor de Informação Pessoal

Blog do Rui Produtividade

Quando estamos a trabalhar no computador e queremos apontar algo onde o fazemos? notepad? word?

Onde estão as notas que guardei a semana passada, ou o mês passado?

No trabalho onde guardo as minhas notas?

Este tipo de questões são endereçadas pelos chamados Gestores de Informação Pessoal, ou PIM, do termo ingês Personal Information Manager, que na prática são blocos de notas onde podemos guardar as nossas informações de forma organizada, com segurança e de fácil acesso. Alguns deles também gerem a sua agenda, eventos, etc.

Pessoalmente utilizo há muitos anos o TreePad, a versão comercial que encripta os dados de forma a fornecer o máximo de segurança. Utilizo-o para guardar as milhentas palavras chave dos sites, bancos, assim como muitas outras informações pessoais. Sei sempre onde estão as minhas informações. Se é daquelas pessoas que de vez em quando perde informação ou horas a encontrá-la, então a solução é esta.

No trabalho utilizo o KeyNote, uma aplicação gratuíta que me ajuda a organizar toda a informação sobre os projetos, tarefas, pessoas, ..., praticamente tudo. Tenho colegas que usam ficheiros do Notepad e depois, ao fim de algum tempo têm demasiados ficheiros e começa a ser uma verdadeira confusão para encontrar seja o que for.

Hoje em dia existem muitas soluções, algumas só correm com ligação à Internet, outras permitem partilhar dados entre utilizadors, enfim... O que posso dizer é que por vezes não necessitamos nada de especial, apenas algo que funcione para mim. O importante é ter a informação disponível, segura e de fácil consulta.

Se passou a usar um PIM depois de ler este artigo deixe-me um breve comentário com a sua experiência. Obrigado.


Deixe o seu comentário